quinta-feira, 31 de maio de 2012

COLUNA DO INTERNAUTA


TREZE E CAMPINENSE PRECISAM DOS ESTÁDIOS QUE POSSUEM?
Gilberto Cesar Coelho



Treze e Campinense tem dois patrimônios em setores privilegiados de Campina Grande, no entanto, tais bens não servem para alavancar ou tirar os mesmos da situação financeira em que se encontram.


Sabemos que todo time que se preza e que queira crescer no futebol atual, necessita de um Centro de Treinamento, pois, a maior receita para um clube pequeno no Brasil, com certeza, é a revelação de novos e jovens talentos. Dessa forma, Treze e Campinense, órfãos de Centro de Treinamento, seguem na contramão dos clubes brasileiros que se modernizam e conseguem recursos para a sobrevivência.

Pergunta-se: Para que servem o PV e o Renatão? Apenas para treinos dos times profissionais, pois dispõem de um único campo de jogo, mesmo assim não são utilizados no Campeonato Paraibano. Os respectivos estádios poderiam ser negociados com empresas do setor de construção e disporiam, com o valor obtido, além de um moderno centro de treinamento, com capital suficiente para investimentos em prol do clube e quitação das dívidas.

Dessa forma, o clube passaria a ter receita e um patrimônio sólido, afastando, de vez, o fantasma das penhoras e dívidas fiscais que tanto assombram os seus Diretores. As suas Diretorias são compostas de pessoas que pensam diferentes e há alguns que acham que a venda dos estádios seria a falência dos clubes. Contudo, haveria, com qualquer interessado do setor de construção, uma troca: Construção do Centro de Treinamento versus Venda do Estádio, servindo o valor da diferença remanescente para que os clubes quitassem suas dívidas e fizessem caixa.

Não haveria diminuição do patrimônio, apenas teriam um novo patrimônio que viria a dar lucro em futuro bem próximo, quando os atuais são apenas FONTE de DESPESAS.

Existindo na Cidade um Estádio que comporta jogos de muito público, as Diretorias de ambos os clubes poderiam encetar uma campanha, juntamente com os outros segmentos da sociedade, para que o AMIGÃO fosse MODERNIZADO e não apenas recebesse retoques, como tem sido feito nos últimos 36 anos de existência.

O Amigão modernizado serviria para ambos mandarem seus jogos. Assim acontece em outras Cidades que tem mais de dois clubes e nenhum possui estádio próprio, como é o caso de Goiânia (GO) com o Serra Dourada, Maceió (AL) com o Rei Pelé, etc. E na Itália, os poderosos INTER e MILAN usam um único Estádio – O San Siro ou Giuseppe Meaza – conforme chamam os torcedores de ambos os times.

O maior exemplo de que a venda de um patrimônio fez o clube crescer financeiramente, e nas categorias de base,  é o ABC de Natal, que trocou sua Sede Social no Centro de Natal por um moderno Centro de Treinamento, onde depois ergueu o Estádio FRASQUEIRÃO. Basta verificar o estado físico atual de PV e Renatão para se verificar que a saída é a venda dos mesmos. Fica a idéia.

Agora Esportes 


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campeonato paraibano 2012


É campeão! Campinense goleia Sousa e conquista título do Paraibano 2012

 

Campina Grande, PB – O Estádio Amigão, em Campina Grande, foi palco da decisão do Campeonato Paraibano entre Campinense e Sousa. Diferente do jogo ‘morno’ do último domingo, hoje as equipes entraram em campo decididas a conquistar o título.
E depois de quatro anos, a Raposa voltou a soltar o grito de campeã. Os gols da partida foram marcados pelo meia Adriano Felício (39 º/1T), Marquinhos Marabá (34 º/2T), Sidney (40 º/2T) e Warley (42º/2T)
O JOGO


O Campinense começa no ataque. Logo aos onze minutos, cruzamento de Renatinho, Potita chuta e Anderson defende.
Aos 17 minutos Warley sofre falta próximo à grande área. Renatinho cobra e a bola assusta o defensor alviverde.
Aos 24 minutos cobrança de escanteio e Ivson tenta o chute mas a bola vai pela linha de fundo.
Aos 27, troca de passes entre Renatinho, Potita e Waçrley. Este último chuta em direção ao gol e o goleiro Anderson é novamente exigido.
Aos 30, Camilo cobra falta e Pantera faz a defesa. Na cobrança de escanteio, a bola é cruzada e Ivson desperdiça a chance do Dinossauro.
No minuto seguinte, Warley recebe a bola dentro da grande área e obriga o goleiro do Sousa a fazer excelente defesa.
Dois minutos depois Renatinho, mais uma vez arma jogada. Ele levanta a bola em cruzamento e Warley quase marca.
Aos 39 minutos Renatinho tenta o chute, não alcança, e a bola sobra para Adriano Felício abrir o placar.
SEGUNDO TEMPO
O Sousa volta para a etapa final com uma alteração. Saiu o volante Jefferson para entrada de Renan. Já a Raposa voltou com a mesma formação.
Em vantagem no placar, o time da casa tenta ampliar em jogadas consecutivas. Na chance mais clara, Adriano Felício rouba a bola e toca para Anderson Paulista. Ele tenta dar sequencia à jogada mas é interceptado pela defesa alviverde.
O Dino também vai ao ataque com Camilo em três jogadas de bola parada. Em todas elas, a bola passa muito longe da trave do goleiro Pantera.
Aos 21 minutos, o técnico Freitas faz a primeira alteração. Sai Potita, aplaudido, para entrada de Sidney.
Adriano Felício se machuca e a Raposa faz mais uma modificação. Em seu lugar entra o atacante Marquinhos Marabá.
Aos 28 minutos, Madson se machuca e em seu lugar entra Totonho.
Com o jogo praticamente dominado, o Campinense amplia a vantagem e sepulta as chances do Sousa. O atacante Marquinhos Marquinhos Marabá que havia entrada na segunda etapa deixa sua marca. Campinense 2x0.
O Sousa tenta ainda reverter a situação colocando os jogadores William e Jocivan, mas isso não impede que o Campinense vá ao ataque.
Aos 40 minutos, Sidney recebe a bola na entrada da área, chuta sem chances de defesa para o goleiro e amplia o marcador. Embalados com a vitória, o rubro-negro encerra o placar com o gol do artilheiro Warley aos 42 minutos. Final: Campinense 4x0 Sousa.
Ficha técnica:

Estádio Amigão

Árbitro: Antônio Carlos Rocha.
Assistentes: Broney Machado e Kilden Tadeu.
Campinense
Pantera, Madson (Totonho), Ben-Hur, Breno e Renatinho Carioca; Charles Wagner, Diego Padilha, Anderson Paulista e Adriano Felício (Marquinhos Marabá); Warley e Potita (Sidnei). Técnico: Freitas Nascimento
Sousa
Anderson, Eduardo Recife, Alisson, Aderaldo e Camilo; Ivson, Jefferson (Renan), Esquerdinha e William (Juninho); Eduardo Rato (Josivan) e Vitinho. Técnico: Suélio Lacerda.

Agora Esportes

domingo, 6 de maio de 2012

Campeonato paraibano 2012


Em pleno Amigão, Sousa conquista segundo turno

  

Campina Grande, PB – O Sousa venceu o Campinense pelo placar de 2x0 e conquistou o título do segundo turno do Campeonato Paraibano. A partida foi realizada na tarde deste domingo (06) no Estádio Ernani Sátiro-O Amigão. Os gols foram marcados por Esquerdinha, duas vezes.
Com o resultado, as equipes terão novo encontro para decidir quem será o campeão estadual. O primeiro jogo acontece na próxima quarta (09), em Sousa, e a partida final será domingo (13) em Campina Grande.
A torcida do Campinense ‘comemorou’ a sua própria derrota neste turno, consolados pelo fato de que com o resultado, o Treze, seu maior rival, fica de fora da Série D do Campeonato Brasileiro. A segunda vaga do estado fica com o Sousa.
O JOGO
Primeiro Tempo
Precisando da vitória, o Sousa começa no ataque. Aos sete minutos Eduardo Rato recebe a bola na área e marca, mas o assistente assinala impedimento. Minutos depois Rato chuta e um jogador do próprio time cabeceia em direção contrária à trave.
Aos 12 minutos o Dinossauro marca, mas a arbitragem aponta que há novo impedimento na jogada.
O time sertanejo continua pressionando e Eduardo Rato arrisca de fora da área, sem oferecer perigo ao goleiro Pantera.
Aos 29 minutos, o técnico Suélio Lacerda promove a primeira alteração do jogo. Ele retira William para entrada do volante Jefferson.
Minutos depois o goleiro Pantera livra a Raposa de tomar gols consecutivos. Ele pratica defesa nas jogadas de Eduardo Rato e depois Vitinho.
Aos 32 surge a chance mais clara para a Raposa. Warley recebe pela direita, se livra do marcador e cruza, mas o 11 não alcança. A torcida se irrita.
Um minuto depois, o time sertanejo continua tentando e Esquerdinha, de cabeça, quase marca.
Aos 36, o ídolo Warley comanda os ataques do rubro-negro. Ele vê o goleiro adiantado, chuta por cobertura, mas a bola vai para fora.
No entanto, é o Sousa quem abre o placar. Aos 38 minutos e desta vez, sem impedimento, Esquerdinha recebe a bola e marca.
Aos 42, Misso cruza a bola para dentro da pequena área e Esquerdinha tenta, mas a bola vai pela linha de fundo.
Final do primeiro tempo e vitória parcial do Sousa. Irritadíssima, a torcida do Campinense vaia os jogadores.
Segundo tempo

O Sousa volta com uma alteração para a etapa final. Saiu Eduardo Rato para entrada de Anderson Kamar. Já o Campinense não fez nenhuma alteração.
E logo no primeiro minuto, o Sousa amplia a vantagem. O volante Jefferson inicia a jogada e Esquerdinha marca novamente.
Três minutos depois, o Campinense tenta reagir na cobrança de falta de Warley, mas a bola bate na parte superior do travessão.
Aos seis minutos, Freitas Nascimento faz duas alterações no time Poti dá lugar a Anderson Oliveira e Marquinhos Marabá substitui Luciano Silva.
O jogador Misso se machuca e Suélio Lacerda tem que mudar novamente. Ivson entra aos dez minutos.
Sem criar jogadas ofensivas e com o time visivelmente dominado pelo Sousa, a torcida do Campinense grita “olé” e mais uma vez vaia os jogadores.
Aos 33, a Raposa faz a última mudança. Saiu o ala Renatinho para entrada de Gilvan.
A vitória por 2x0 deu o título desta fase ao Sousa, que terá mais dois confrontos com o Campinense.

Agora Esportes

sábado, 5 de maio de 2012

Sousa


Confiança ao extremo
Para o Sousa jogo deste domingo já está ganho

  

Campina Grande, PB - Desde o último treino da equipe, nesta sexta-feira (04), não se fala em outra coisa pelos bastidores do Sousa. A frase de ordem que vem de dirigentes e comissão técnica é que "A vitória já está certa". Mais que compreensível, pois que time a esta altura do campeonato não quer esta façanha? Até parte da imprensa sousense já está convicta que a partida será favorável ao time sertanejo e afirma que no campo, o adversário não leva essa. Não seria cedo demais subestimar o Campinense diante da força de sua torcida, tratando o velho e bom estádio "O Amigão" de sua segunda casa?

No jogo de ida, o placar favorável ao Campinense por 4 a 3, deu ao rubro negro a vantagem ainda maior que apenas jogar em seus domínios, na verdade a Raposa poderá perder até por um gol de diferença que levanta a taça. Desafios a parte a equipe tem se preparado e bem para o confronto.

A Partida será válida pelo jogo de volta da segunda fase do Paraibano e é decisiva. Se a vitória for do Sousa, por uma diferença de dois gols, este além de conquistar o turno, decide em mais duas partidas,  o campeonato contra o Campinense e adquire já o direito de disputar a Série D do Brasileiro e Campeonato do Nordeste 2013. Caso seja o campeão, o clube sertanejo ainda fica com uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Sendo o Campinense o detentor também desta fase será nomeado campeão estadual 2012 direto, por ter vencido a fase classificatória, e além de tudo, ainda beneficia o futebol de Campina Grande, que ficará grato pela gentileza e espírito de grandeza do Rubro Negro.

Veja as declarações feitas pelo presidente Aldeone Abrantes, do técnico Suélio Lacerda e do jornalista Wellington Ferreira, Blog do Garotão

Aldeone Abrantes - “No Sousa tem que ser na raça. Vamos nos classificar!”.

Suélio Lacerda -  “Nós vamos pra vencer. Respeitamos o adversário, mas vamos pra vencer. O Sousa vem de uma seqüência muito forte de jogos decisivos, alguns atletas estão sentindo fisicamente a maratona, mas nós confiamos no grupo e confiamos na vitória. Não acreditamos na repetição de tantos episódios atípicos em um mesmo jogo como o da última quarta, quando fizemos dois gols contra e ainda desperdiçamos um pênalti. Acreditamos na vitória e o pensamento é de vitória e de classificação para a Série D e para a Copa do Nordeste”.

Wellington Ferreira – “Não tenho medo de errar (como não errei antes da goleada de 1 x 3 sobre o Alvinegro), NA BOLA: o Sousa sairá de Campina Grande nesse domingo (06 de maio) classificado para a Série D 2012 (e vai disputá-la) e para a Copa do Nordeste 2013.  Escrevi está escrito!"

Neste domingo acontece a partida entre Campinense x Sousa, para o espetáculo é esperado um bom número de torcedores. Após quatro anos a Raposa pretende em casa conquistar o estadual, honrando sua torcida que é verdadeiramente apaixonada e espera sair do Amigão em êxtase total.

Agora Esportes










quinta-feira, 3 de maio de 2012

Paraibano 2012

Campinense vence Sousa no Marizão e põe uma mão na taça do Paraibano


Crescendo dentro da competição, como prometeu o presidente William Simões, a Raposa chega inteira para decidir em casa o Campeonato.







Sousa – PB, Sete gols e um grande jogo na noite desta quarta-feira (02) no estádio – O Marizão. A primeira partida decisória entre Sousa x Campinense, válida pela segunda fase do Paraibano, terminou com o placar favorável de 4 a 3, para o rubro negro que ampliou a vantagem e decide em casa diante de sua torcida. Podendo perder por até um gol de diferença no próximo domingo o Campinense sagra-se Campeão Estadual 2012 por antecipação.

Faltando apenas uma partida do Cruzamento Olímpico, o Campinense está a um passo de conquistar o título, o Campeonato mais disputado dos últimos tempos. Para o Sousa, a situação é um pouco mai difícil. Jogando fora de seus domínios o Dinossauro do Sertão se quiser ter mais uma chance e provocar outras duas partidas para a grande final, necessitará vencer pela diferença de dois gols.

Etapa inicial

O Sousa já começou o jogo pressionando o Campinense. O time sertanejo se destacava nos contra ataques e estava bem na marcação. Vitinho fazia as jogadas de velocidade e chegava fácil ao ataque rubro negro, dando sustos e obrigando ao goleiro Pantera praticar as defesas. Foram praticamente trinta minutos para que o Campinense pudesse se encontrar em campo, Potita começou a mostrar sua força levando perigo à meta alviverde.

O Dinossauro não dava trégua e a torcida ajudava pressionando do outro lado. Poucas oportunidades de gol para o Campinense que se segurava como podia para não sofrer o tento. Aos 46, um verdadeiro presente saiu dos pés de Xinho, a bola chegou à pequena área ele viu Warley se aproximando e na correria de tentar afastar o perigo acabou mandando para o lado errado e fazendo gol contra. Sousa 0 x 1 Campinense.

O Campinense que levava pressão contínua agora descia para as vestiárias com o placar favorável, enquanto o Sousa começava a entrar em desvantagem.

Etapa complementar

O Campinense voltou a todo vapor, com apenas um minuto de bola rolando Renatinho cruzou na área, a bola bateu em Xinho e achou o endereço certo indo morrer no fundo da rede, ampliando o placar. Campinense 2 x 0 Sousa.

Aos seis, O Árbitro Adalberto Moésia marca penalidade máxima a favor do Sousa. Foi dado toque de mão para Anderson Paulista dentro da área. Na cobrança Vitinho não conseguiu converter, bateu para fora desperdiçando a oportunidade de fazer o primeiro para o Dinossauro.

Não demorou muito para o Eduardo Rato diminuir a diferença, aos 12, com pouco tempo depois de substituir Israel, Rato aproveitou o Pantera adiantado e não desperdiçou. Sousa 1 x 2 Campinense.

O Sousa insistia outra vez, aos 15, Eduardo Rato deu uma cabeçada à queima roupa no goleiro Pantera que fez uma grande defesa, a bola sobrou para Vitinho que chutou e outra vez Pantera agarrou firme salvando o gol do empate.

O Campinense partiu para o ataque e a cada lance crescia na partida, do outro lado o Sousa não facilitava em nada a vida do visitante. Aos 32 mais uma vez Eduardo Rato após um bate rebate na área, ele sobrou com a bola e marcou o segundo deixando tudo igual. Sousa 2 x 2 Campinense.

No conta ataque, Sidney aproveitou a defesa alviverde aberta e não contou conversa. Sousa 2 x 3 Campinense.

Já nos acréscimos a estrela de Sidney brilha novamente e aos 47, ele marca seu segundo na partida e o quarto do Campinense. Sousa 2 x 4 Campinense.

Na última rodada do ponteiro, falta para o Sousa. Na cobrança Vitinho por cima da barreira marca o terceiro, diminuindo. Placar final Sousa 3 x 4 Campinense.

Com o resultado mais que favorável, o Campinense decide o turno diante da sua torcida. A partida está marcada para ter início a partir das 16h00, próximo domingo (06), no estádio – O Amigão, em Campina Grande.


FICHA TÉCNICA
SOUSA 3 X 4 CAMPINENSE


Campeonato Paraibano 2012
Estádio – O Marizão, em Sousa
Segunda Fase - Jogo de Ida
Árbitro: Adalberto Moésia
Assistentes:  Broney Machado e Kyldenn Tadeu
Árbitro Reserva: Francisco Santiago


SOUSA
Anderson, Eduardo Recife, Alison, Renan, Camilo; Xinho (Juninho), Misso, Jefferson (Ivison), Israel Willian (Eduardo Rato); Esquerdinha, Vitinho.Técnico: Suélio Lacerda.

CAMPINENSE
Pantera, Diego Padilha, Luciano Tandera, Ben-Hur (Mendonça), Renatinho; Charles, Madson, Anderson Paulista, Adriano Felício (Sidney); Warley e Potita (Rhuan).
Técnico: Freitas Nascimento.

Agora Esportes


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Paraibano 2012

 



Semi finais

Data/Hora
Jogos
Local
25/04 20h15
Botafogo 2 x 3 Campinense
 Almeidão
25/04 20h15
Sousa 2 x 0 Treze
Marizão
28/04 20h30
Treze 1 x 3 Sousa
Amigão
29/04 16h00
Campinense 0 x 1 Botafogo
Amigão
02/05 20h15
  Sousa x Campinense
Marizão
06/05 16h00
Campinense  x Sousa
Amigão



Agora Esportes  

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sousa


Definida
Arbitragem para Sousa x Campinense 








João Pessoa, PB – A comissão Estadual de Arbitragem, da Federação Paraibana de Futebol (FPF), definiu na tarde desta segunda-feira (30), a arbitragem para Sousa x Campinense. A partida é válida pelo jogo de ida da final da segunda fase do Campeonato Paraibano 2012 e está marcada para esta quarta-feira (02), às 20h15, no estádio Marizão, em Sousa. O jogo da volta será no domingo (06), no estádio O Amigão, em Campina Grande.  Caso o Campinense seja o vencedor do embate de 180 minutos, será declarado campeão direto, já que é vencedor da primeira fase. 
Confira a escala:


Árbitro Central: Adalberto Moésia (FPF - Cajazeiras)
Assistente 1: Broney Machado (CBF - João Pessoa)
Assistente 2: Kyldenn Tadeu (CBF - Patos)
Árbitro reserva: Francisco Santiago (FPF - João Pessoa)

Agora Esportes